Jornalismo Online em Cabo Verde
Sites de
comunicação online é uma realidade no mundo todo, Cabo Verde não ficou
indiferente a esta nova modalidade do jornalismo, prova disso é a frequente
emergência de sites voltados para esta prática.
O Espaço web
possui ferramentas próprias, por isso impõe exigências específicas. O
conhecimento destas ferramentas tem de estar na vanguarda do trabalho de qualquer
órgão de comunicação online. É inteligente ter em consideração que internet é
sinónimo da convergência mediática. Os jornais onlines de cabo Verde parecem
não estar a par desta realidade, uma vez que o que se verifica é que o modelo
dos jornais ainda gravita na fase de mera transposição do texto impresso pra o suporte
digital.
O uso de hipertexto, ou seja, a possibilidade de se estabelecerem sucessivamente
ligações entre textos e outros registos, o que torna o consumo informativo
individualizado. Ainda o facto deste ele designar um processo de
escrita\leitura não-linear e não hierarquizada que permite acesso ilimitado a
textos de forma instantânea não se verificam, salvo ressente tentativa da
liberal online de postar links mal referenciados de notícias relacionadas.
No que tange
a hipermédia, ou seja, a união num único suporte de conteúdos escritos,
sonoros e imagéticos, sejam as imagens fixas ou animadas é uma realidade pouco
aproveitada principalmente no que se refere ao uso de vídeos.
A interactividade por sua vez, possibilita
o receptor participar e interagir com o jornal e até de noticiar e funcionar
como fonte de informação, não se faz sentir. Penso que esta feramente em
particular, seria de extra-ordinária utilidade tendo em conta que somos um país
insulara, que temos uma vasta população emigrada.
A glocalidade, ou seja, fabrico local mas
alcance mundial. Este vector conota o facto de as notícias não seres
exclusivamente para a população no país, para a nossa diáspora, mas também para
internautas de qualquer outro ponto de mundo interessados na realidade das
nossas ilhas
De resto, a personalização, ou seja, a possibilidade de o leitor interagir sobre a forma e o conteúdo do jornal, para consumir unicamente o que quer e como quer, dentro dos condicionalismos do software; os alertas noticiosos, o recebimento de um jornal a la carte, o recebimento de newsletters, etc. podem incluir-se na personalização é praticamente inexplorada, fora espaço para comentários informais.
E Por último, mas não menos importante temos a Instantaneidade, ou seja, a possibilidade de as notícias serem transmitidas no momento em que são finalizadas ou em directo, um sonho distante, pois, as notícias mal são actualizadas.
Vale a pena
ressaltar que em termos de avanços a publicidade-online está de longe, mais
próximo do que se faz hoje em outras paragens. Com efeito, torna se crucial o
estudo das características do novo meio e adapta-lo ao discurso jornalístico.
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