Jornalismo Online em Cabo Verde

Jornalismo Online em Cabo Verde




 

Sites de comunicação online é uma realidade no mundo todo, Cabo Verde não ficou indiferente a esta nova modalidade do jornalismo, prova disso é a frequente emergência de sites voltados para esta prática.

O Espaço web possui ferramentas próprias, por isso impõe exigências específicas. O conhecimento destas ferramentas tem de estar na vanguarda do trabalho de qualquer órgão de comunicação online. É inteligente ter em consideração que internet é sinónimo da convergência mediática. Os jornais onlines de cabo Verde parecem não estar a par desta realidade, uma vez que o que se verifica é que o modelo dos jornais ainda gravita na fase de mera transposição do texto impresso pra o suporte digital.

O uso de hipertexto, ou seja, a possibilidade de se estabelecerem sucessivamente ligações entre textos e outros registos, o que torna o consumo informativo individualizado. Ainda o facto deste ele designar um processo de escrita\leitura não-linear e não hierarquizada que permite acesso ilimitado a textos de forma instantânea não se verificam, salvo ressente tentativa da liberal online de postar links mal referenciados de notícias relacionadas.

No que tange a hipermédia, ou seja, a união num único suporte de conteúdos escritos, sonoros e imagéticos, sejam as imagens fixas ou animadas é uma realidade pouco aproveitada principalmente no que se refere ao uso de vídeos.

A interactividade por sua vez, possibilita o receptor participar e interagir com o jornal e até de noticiar e funcionar como fonte de informação, não se faz sentir. Penso que esta feramente em particular, seria de extra-ordinária utilidade tendo em conta que somos um país insulara, que temos uma vasta população emigrada.

A  glocalidade, ou seja, fabrico local mas alcance mundial. Este vector conota o facto de as notícias não seres exclusivamente para a população no país, para a nossa diáspora, mas também para internautas de qualquer outro ponto de mundo interessados na realidade das nossas ilhas

De resto, a personalização, ou seja, a possibilidade de o leitor interagir sobre a forma e o conteúdo do jornal, para consumir unicamente o que quer e como quer, dentro dos condicionalismos do software; os alertas noticiosos, o recebimento de um jornal a la carte, o recebimento de newsletters, etc. podem incluir-se na personalização é praticamente inexplorada, fora espaço para comentários informais.
E Por último, mas não menos importante temos a Instantaneidade, ou seja, a possibilidade de as notícias serem transmitidas no momento em que são finalizadas ou em directo, um sonho distante, pois, as notícias mal são actualizadas.

 

Vale a pena ressaltar que em termos de avanços a publicidade-online está de longe, mais próximo do que se faz hoje em outras paragens. Com efeito, torna se crucial o estudo das características do novo meio e adapta-lo ao discurso jornalístico.

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